sábado, 25 de agosto de 2012

Dia 24 08 21012
Ter viajado para a Argentina e optado por Ushuaia no extremo sul do país foi uma escolha certa, nesse inverno. Esse lugar reúne o charme e o frio europeu. O céu é uma mutação de azul e acinzentado, o clima é gelado e úmido, bem diferente de Santa Catarina que estamos acostumados. 
O valor histórico de Ushuaia é possível encontrar nos museus. Ficamos sabendo de histórias de fugas famosas onde os presos retornaram para a prisão por livre vontade para não morrerem de fome e frio.
Podemos comentar que o povo daqui é hospitaleiro e gentil, porém, suas aparências são de pessoas tristes devido ao clima, que o normal é zero graus, relatado por um guia.
As paisagens são cinematográficas e de tirar o fôlego...assim é essa cidade, repleta de montanhas nevadas, parques com lagos, culinária incrível, estações de esqui espetaculares sem falarmos dos animais exóticos existentes.
Parou de nevar e com isso a paisagem da cidade está mudando. O branco está dando lugar para o verde. Porém, nos centros de esportes o gelo permanece, bem como nas Cordilheiras Argentinas e Chilenas.








Conhecemos o Parque Nacional Tierra Del Fuego, próximo a divisa do Chile, por meio de um passeio de trem. O caminho percorrido foi o mesmo utilizado por presos há 100 anos. Trajeto esse composto pelo sinuoso rio Pipa com paisagens encantadoras, sem falar dos cavalos de pelos estranhos, pica-paus, raposas, pegadas de coelho e castores. Os castores embernam até o final do inverno para a sua própria proteção, é uma característica deles, diz o guia.











O passeio continuou, porém agora de micro-ônibus. Visualizamos o Lago Acigami, um visual belíssimo onde 30% do lago pertence a Argentina e 70% ao Chile. 
Retornando do passeio, e observando a arquitetura das habitações, foi nos informado que as casas  em Ushuaia são construídas de plásticos (vindo dos EUA) e de madeiras chamadas de Lengas e pintadas de cores fortes e coloridas, para amenizar a "tristeza" do povo. Segundo o guia, o clima de frio faz com que as pessoas tenham carência de vitamina D, por falta do sol.






















Fizemos a noite os passeios de trenós de Huskics e moto neve por ser mais interessante. Esse passeio foi no Vale de Lobos, aproximadamente a 18 Km da cidade de Ushuaia. A temperatura estava  - 8º centígrados. Iniciamos o trajeto de raquetes sintéticas, bem diferente das antigas que eram semelhantes as raquetes de tênis, um percurso de 1 km de caminhada até encontrarmos os cães. O frio era intenso e somente com a ajuda de lampião que avistávamos o caminho na neve. Ouvia-se somente o rac..rac.rac.das requetes que era o quebradiço do gelo e ao fundo o latido dos cães.
Já o passeio de moto, era um quadricíclo com esteiras,  um passeio no gelado, em um bosque, com noite estrelada e apaixonante. A princípio ficamos decepcionados pois esperávamos andar de snowmobille e não de quadricíclo, porém foi uma experiência única.
Para terminar esse dia maravilhoso, jantamos com os vovos amigos argentinos Pablo e Sebastian. 
Assim é Ushuaia, considerada a cidade mais austral do mundo.










Abraços a todos e até o próximo capítulo com passeios no Cerro Castor e Las Cotorras.
Roberto e Denise


Um comentário: